Metáforas



A Diferença entre o Céu e o Inferno


Um guerreiro samurai, conta uma velha história japonesa, certa vez desafiou um mestre Zen a explicar o conceito de céu e inferno. 

Mas o monge respondeu-lhe com desprezo:

- Não passas de um rústico… não vou desperdiçar meu tempo com gente da tua laia!

Atacado na própria honra, o samurai teve um acesso de fúria e, sacando a espada da bainha, berrou:

- Eu poderia te matar por tua impertinência

- Isso - respondeu calmamente o monge - é o inferno.

Espantado por reconhecer como verdadeiro o que o mestre dizia acerca da cólera que o dominara, o samurai acalmou-se, embainhou a espada e fez uma mesura, agradecendo ao monge a revelação.

- E isso - disse o monge - é o céu.


A metáfora da floresta com as árvores

   Utilizo essa metáfora que ajuda a entender melhor o conceito EFT. Imagine que cada uma de suas emoções negativas ou eventos específicos seja uma árvore em uma floresta de autoimagem negativa. Elas podem ter origem em coisas de seu passado, como rejeições, abuso, fracassos, medos, culpas, etc. Pode haver centenas delas, e a floresta pode ser tão densa que se parece com um jângal.     Porém, vamos supor que haja 100 árvores doentes em sua floresta de autoimagem. Se você for cortar uma árvore (neutralizando-a com EFT) ainda sobrarão 99. Ainda que você já possa sentir um alívio emocional muito bem-vindo por ter removido aquela árvore, você ainda não clareou muito essa floresta de autoimagem.    Mas o que aconteceria se você fosse cortar uma árvore por dia? Gradativamente, a floresta iria se clarear. Você teria mais espaço para mover-se nela, e seria um lugar mais claro para se morar.   Com a utilização persistente de EFT, eventualmente, todas as árvores iriam desaparecer, e em seu lugar, estaria você, muito mais livre emocionalmente. O mundo fica diferente quando a floresta (ou o jângal) se foi, e uma nova autoimagem emerge.